quarta-feira, 18 de abril de 2012

Leitura nas aulas de Matemática.


Sou professora de matemática, mas nem por isso deixo de trabalhar, leitura, escrita e reescrita nas minhas aulas.
Gosto de trabalhar Geometria com Tangram e Origami, e há algum tempo tive algumas salas no Ensino Fundamental, mais precisamente 5ª Série, hoje 6º Ano e 7ª Série, hoje 8º Ano, e percebi que a leitura dos alunos, não ia muito além do que era cobrado em sala de aula, e nesse momento decidi montar um projeto de escrita e/ou reescrita do livro: "O Pequeno Príncipe. (Antonie de Saint Exupéry)", onde o autor, além de escrever o livro também faz as ilustrações.
A cada aula, eu lia um trecho do livro e comentávamos um pouco sobre essa leitura, isso usava cerca de 5 à 10 minutos da aula, nunca além disso, e em casa os alunos reescreviam, alguns preferiram inventar sua própria história e também ilustravam, só que ao invés de desenhar e pintar, faziam com as peças do tangram ou com as dobraduras do origami, cada um tinha as suas preferências.
E esse trabalho se estendeu por todo o ano letivo, em alguns dias com a correria ou com outros afazeres, deixava de fazer essa leitura e era muito cobrada por isso, pois os alunos já estavam tão envolvidos que sentiam falta.
E no final do ano fizemos uma exposição com os livros, escritos e/ou reescritos e ilustrados pelos próprios alunos, foi um trabalho maravilhoso, que rendeu grandes conquistas e ótimos resultados, ajudando no aprendizado em sala de aula, não somente em matemática, mas nas outras disciplinas também.
"Nunca desista de lutar, mesmo na tempestade, por sobre as nuvens, o sol, continua a brilhar."







Tatiane Castanheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário